Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de março de 2012

Encontro OJED - dia 27/03/12

No último encontro do OJED dia 27/03 o nosso grupo discutiu o texto: A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade de Maria Aparecida Gugel[i], a fim de compreender que o direito das pessoas com deficiência não estão dissociados dos fatos históricos, reveladores que são do desenvolvimento da sociedade e da conseqüente elaboração de suas leis, as discussões seguiram por uma incursão histórica da pessoa com deficiência no cenário histórico de nossa civilização partindo da época primitiva aos dias atuais.
Uma das participantes do grupo, que possui deficiência auditiva, abordou parte da história do desenvolvimento do uso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em nossa sociedade bem como sobre sua história de pessoa surda no ambiente familiar, escolar e social.
Outra participante do grupo, intérprete de Libras, também ofereceu contribuições significativas para a compreensão da vivência do surdo em sociedade e a atuação do intérprete nesse cenário de inclusão.
As discussões seguiram por meio de reflexões acerca do texto com as contribuições dos demais participantes presentes (ao todo 36 pessoas).
O grupo conta atualmente com alunos dos cursos de Pedagogia, Geografia, História e Psicologia; professores da Rede Pública e Privada de Ensino de Jataí e professores da Pedagogia.

[i] GUGEL, Maria aparecida. Pessoas com Deficiência e o Direito ao Trabalho. Florianópolis: Obra Jurídica, 2007. SILVA, Otto Marques Da. A Epopéia Ignorada: A pessoa Deficiente na História do Mundo de Ontem e de Hoje. São Paulo: CEDAS, 1986.

segunda-feira, 26 de março de 2012

SONHO E REALIDADE: A QUESTÃO DA MARGINALIZAÇÃO EM “VIDA MARIA”*


GUIMARÃES, Silvon Alves (graduando em História pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí)

SILVA, Tatiane Pereira (graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí)

ROCHA, Leonor Paniago (Professora no Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí)



O objetivo deste trabalho foi propor uma reflexão sobre a questão da marginalização através do curta-metragem "Vida Maria" - de pouco mais de oito minutos produzido por Márcio Ramos que conta de forma concisa e com toques de humor a contradição entre os desejos pessoais e a realidade que se impõe a qualquer pessoa. Segundo o autor do curta, a ideia central surgiu de sua própria experiência, da contradição entre um sonho [realização do curta] e a realidade [a rotina diária de trabalho] que se impõe a ele todos os dias. Ramos apresentou um ciclo na vida de Maria José, que é obrigada a largar os estudos para ajudar nas tarefas diárias da família. Assim como todas as Marias em sua infância, Maria José gosta mesmo é de "desenhar palavras" em seu caderno.
Repreendida pela mãe, Maria vai ao quintal executar as tarefas da casa. De forma muito interessante, Ramos mostra a repetição deste ciclo passando ao menos por três gerações. Assim, com toques de humor, o diretor cearense consegue falar em oito minutos sobre a triste situação socioeconômica vivida por muitas gerações de pessoas no Brasil que deixam seus sonhos para trabalhar e ganhar o sustento. Por meio dele pode se refletir sobre o fato de que historicamente as condições econômicas têm colocado, não apenas a mulher nordestina, mas muitos de nós na situação de marginalização. Segundo Michel Foucault (2001) marginal é todo aquele a quem é negado o direito de integração, por falta de educação e por falta de oportunidade, o que nos leva a inferir que Maria de “Vida Maria” representa os mais quinze milhões de brasileiros, segundo o IBGE 2010, que vivem à margem da sociedade, longe da escola deixando a cada dia seus sonhos de lado.
REFERÊNCIAS:
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
IBGE 2010. Disponível WWW.ibge.gov.br
 * trabalho apresentado como poster no II Congresso Internacional de História da UFG/Jataí, no período de 26 a 30 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de março de 2012

Você Pode Tudo



Video Apresentado na abertura do Grupo de Estudos Sobre Diversidades promovido pelo OJED. O Video Mostra que a Superação é possível. Você PODE TUDO!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Projeto: Educação, Diversidade e Direitos Humanos... Continuação

 Os Projetos do OJED caracterizam-se como atividades de pesquisa e extensão da UFG/CAJ e tem como responsáveis pelas ações as professoras do Curso de Pedagogia, Leonor Paniago Rocha, Hercília Maria Fayão Beneti, Joana D’arc Moreira Alves, Halline Mariana Santos Silva e Renata Magalhães Naves. Na ocasião as professoras explicaram em que consistirá esta nova fase do projeto e os graduandos puderam expressar suas expectativas em relação ao projeto.








Finalizando tivemos um Coquetel e a oportunidade de relacionarmos com nossos amigos.







Sejam Bem-Vindos(as) todos(as) os que irão integrar este projeto. Fica também aberta a porta para quem mais desejar conhecer e apoiar esse projeto de inclusão, aceitação e respeito à diversidade.

Projeto: Educação, Diversidade e Direitos Humanos ... Continuação

O objetivo do OJED é oferecer capacitação a professores da educação básica, gestores, educadores e representantes de lideranças sociais; sistematizar, e publicar ações em prol da aceitação da diversidade e poderá ser realizado em parceria com instituições que ao longo dos trabalhos apresente interesse em oferecer contribuições a esse projeto.
A UFG/Campus Jataí oferece oportunidades a todos de estarem fazendo parte desta grande família, pra isso é necessário que nos capacitemos para receber os diferentes, os que têm necessidades especiais, afim de que sejam realmente incluídos entre nós.
Incentivados pela Professora Hercília, todos os presentes treinaram um cumprimento em língua de sinais, para darmos boa noite ao graduando Edmilson. A tarefa ficou mais fácil porque contamos com a preciosa ajuda do Professor Gabriel que ministra cursos de língua de sinais.






Um dos momentos altos do encontro foi o depoimento dos alunos de graduação Edmilson e Daiane. Portadores de deficiência auditiva, eles nos relataram um pouco das dificuldades que tiveram de enfrentar para estarem ali na Universidade. As suas experiências muito nos enriqueceram e abriram ainda mais nossas mentes para a necessidade de não sermos apenas apoiadores passivos da inclusão. Precisamos agir, estar na dianteira em aceitar a diversidade.




Continua............................

Projeto: Educação, Diversidade e Direitos Humanos

No dia 13/03/2012, terça-feira, tivemos a abertura dos trabalhos do Projeto: Educação, Diversidade e Direitos Humanos mantido pelo Observatório Jataiense de Estudos sobre Diversidades (OJED) criado por professores do Curso de Pedagogia e alunos de graduação da UFG/ Campus Jataí.  O projeto tem como objetivo discutir com professores da educação básica, gestores, educadores e representantes de lideranças sociais as questões ligadas ao tema; sistematizar, e publicar ações em prol da aceitação da diversidade. No âmbito do Projeto, serão incentivados os estudos que contemplam, no campo educacional, as discussões sobre questões étnico-raciais, educação de jovens e adultos e educação especial com o propósito de alargar o conhecimento nessas áreas.
Foi com imensa satisfação que recebemos um enorme apoio de graduandos, ex-alunos, professores e alunos egressos.



Vale lembrar que as atividades do projeto Educação, Diversidade e Direitos Humanos, refletindo com educadores sobre educação e diversidade iniciou em 29/08/2011 com a realização de pesquisa acerca dos interesses e necessidades das ações a serem desenvolvidas. A partir de agora, 13 de março, inicia-se a etapa de discussões sobre a temática da Inclusão e respeito aos diferentes.








Continua.....................