Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de março de 2012

Encontro OJED - dia 27/03/12

No último encontro do OJED dia 27/03 o nosso grupo discutiu o texto: A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade de Maria Aparecida Gugel[i], a fim de compreender que o direito das pessoas com deficiência não estão dissociados dos fatos históricos, reveladores que são do desenvolvimento da sociedade e da conseqüente elaboração de suas leis, as discussões seguiram por uma incursão histórica da pessoa com deficiência no cenário histórico de nossa civilização partindo da época primitiva aos dias atuais.
Uma das participantes do grupo, que possui deficiência auditiva, abordou parte da história do desenvolvimento do uso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em nossa sociedade bem como sobre sua história de pessoa surda no ambiente familiar, escolar e social.
Outra participante do grupo, intérprete de Libras, também ofereceu contribuições significativas para a compreensão da vivência do surdo em sociedade e a atuação do intérprete nesse cenário de inclusão.
As discussões seguiram por meio de reflexões acerca do texto com as contribuições dos demais participantes presentes (ao todo 36 pessoas).
O grupo conta atualmente com alunos dos cursos de Pedagogia, Geografia, História e Psicologia; professores da Rede Pública e Privada de Ensino de Jataí e professores da Pedagogia.

[i] GUGEL, Maria aparecida. Pessoas com Deficiência e o Direito ao Trabalho. Florianópolis: Obra Jurídica, 2007. SILVA, Otto Marques Da. A Epopéia Ignorada: A pessoa Deficiente na História do Mundo de Ontem e de Hoje. São Paulo: CEDAS, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário